Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Alunos da Villa-Lobos criam trilha de espetáculo internacional
16/08/2018 14:00 em Música

Os alunos das turmas de Composição e Arranjo do Curso Técnico da Escola de Música Villa-Lobos, sob orientação do professor Wladimir Tourinho, irão compor a trilha sonora do espetáculo “Momentos Rio”, projeto de dança-teatro idealizado e produzido pelo bailarino brasileiro radicado na Alemanha, Vinícius, que coloca em foco a performance e expressão corporal na dança contemporânea, e que abordará o tema “Fragilidade Humana”.

O espetáculo acontece nos dias 28 e 29 de julho, às 19h, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. os ingressos custam R$ 20,00 (meia) e R$ 40,00 (inteira). A classificação é livre.

A Escola de Música Villa-Lobos participa, pelo segundo ano consecutivo, da realização ddo espetáculo. Como ocorreu no ano passado, já nos primeiros ensaios, os alunos irão se ambientar com os demais integrantes, além de integrar a preparação corporal, e ganhar total liberdade para criação experimental das músicas, conforme a demanda do diretor artístico e coreógrafo Vinícius, num grande encontro entre as linguagens da Dança e da Música.

“Momentos Rio” conta, além da Escola de Música Villa-Lobos, com a parceria da Faculdade Angel Vianna, do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, da produtora Jornada Vídeos, da Escola de Arte e Tecnologia Spect-Taculu, do Instituto Goethe e da Embaixada da Áustria.

O projeto de performance “Momentos” foi idealizado pelo diretor e produtor artístico e coreógrafo Vinicius e estreouo no verão de 2011, na cidade de Viena.

Com o sucesso do projeto, ele foi implantado posteriormente no ano de 2013 na cidade de Innsbruck, também na Áustria.

“Momentos” é um projeto de dança-teatro, ou seja, um projeto de dança em que a performance e a expressão corporal, assim como todo o seu processo de acontecimentos estão em foco. O segundo foco é a forma laboratório para o conhecimento da emoção como meio de gerar movimentos individuais e a transformação dos mesmos em dança. Este projeto tem como característica uma série de peças de dança e cada uma delas lida com um certo momento da nossa sociedade no passado, no presente ou no futuro.

Em cada série é dançado um tópico, coreografado e transformado num produto final deste laboratório para uma performance de palco. Por último ele é apresentado a uma plateia como uma peça de dança teatro, num teatro profissional na cidade de Viena, Innsbruck ou Rio de Janeiro, Curitiba ou S. José dos Pinhais. Momentos mantem o caráter de um “work in progress”, apesar do alto nível de profissionalismo, pois as verdades da vida são momentos em eternas mudanças!

Outro aspecto significativo do projeto Momentos é a cooperação com outras formas de arte. O encontro com (estudantes) músicos que enriquecem a peça de dança com suas próprias composições e participação dos mesmos nas apresentações ao vivo, assim como os estudantes de cinema, vídeo, moda e fotografia, tanto de uma forma documentária acompanhando todo o processo do projeto de dança, como na participação da peça de dança, o que permite uma intensa troca artística nos diferente níveis sobre o tema abordado na dança, apesar do curto espaço de tempo de produção: No Rio de Janeiro em duas semanas! (Fonte: Funarj)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE